terça-feira, 18 de novembro de 2008

Desempenho do tricolor gaúcho

O time do Grêmio teve altos e baixos no Campeonato Brasileiro 2008. Durante treze rodadas do campeonato o Grêmio manteve a liderança sobre os concorrentes. O time na primeira rodada chegou a ter pontuação, que poderia até consagrá-lo como campeão. Mas o que aconteceu no segundo turno do Brasileiro é o que time, comandado pelo técnico Celso Roth, decaiu o seu rendimento. Os outros times do campeonato cresceram e souberam como derrubar o Grêmio que ficou líder por muitas rodadas. A verdade é que o aproveitamento ofensivo do Tricolor caiu pela metade no returno do nacional.

No primeiro turno o Grêmio fechou com 71,9% de aproveitamento, venceu o time do Atlético MG por 4X0 somando 41pontos na tabela. O Grêmio tinha o melhor desempenho do primeiro turno. Já no início da segunda fase, o tricolor começou a desandar perdendo para o Flamengo 2x1, no Maracanã. O Grêmio perdeu a liderança pela primeira vez, depois de 13 rodadas, para seu maior rival do campeonato: o time do Internacional, o resultado foi a goleada de 4x1. O tricolor só foi assumir a liderança dois jogos depois, contra o time do Santos vencendo por 2x0.

Mas a alegria iria durar pouco, já que o Grêmio começou a ter derrotas, e assim os adversários que estavam em segunda e terceira colocação estavam cada vez mais perto do atual líder, apenas um ponto de diferença. Foi no Jogo contra o time Cruzeiro que o Grêmio perdeu a chance que levaria para o título do Brasileiro, e fez com que o São Paulo ficasse igual em pontos (59).

Mas o que fez o tricolor perder a posição para segundo colocado, o São Paulo, foi o jogo contra o time Figueirense, um empate de1x1. Por ironia do destino o mesmo time que o Grêmio goleou por 7x1na primeira fase e assim conquistaram o topo da tabela, contra esse mesmo Figueirense o tricolor perdeu a liderança e caiu para terceira colocação no Campeonato Brasileiro.

Motivos da decadência

Entre os motivos podemos citar vários, comentados até pelos próprios jogadores do Grêmio, como o meia Tcheco: acomodação devido à liderança, maior incidência de lesões, perda do poder de concentração, maior atenção dos adversários, que passaram a estudar mais o Grêmio, crescimento técnico dos outros times, o equilíbrio natural do campeonato, as falhas do Grêmio em bola parada. Os motivos podem ser muitos e mais do que os citados aqui, mas uma certeza o tricolor gaúcho e sua torcida começou a ver :que a batalha agora não seria fácil, e que teriam que ter muita garra e força para se estabilizar novamente na competição.

Mesmo com as falhas, e tropeços a torcida é confiante. Segundo o torcedor fanático pelo tricolor Rafael Machado Ferrão, de 27 anos, diz que houve um equívoco quando muitas pessoas pensavam que o Grêmio começou o campeonato com pensamento de fugir do rebaixamento, para Rafael é muito mais que isso, “ desde a primeira rodada o imortal tricolor demonstrou que sempre briga para ser campeão, e está acontecendo exatamente isso e estamos nas últimas rodadas, a tabela do tricolor gaúcho é mais favorável da tabela do tricolor paulista. O Grêmio tem grande chances de terminar a competição em primeiro lugar, ou seja, conquistar o tricampeonato junto com sua fanática torcida. Eu como torcedor do imortal, estou torcendo muito para que isso aconteça!”, enfatiza.



Rafael (d) e sua família acreditam na conquista.


Volta por cima

À partir deste momento, o time do Grêmio teria muitos desafios pela frente se quisesse pelo menos sonhar em ainda se manter na classificação da Libertadores, porque o título estava mais distante e mais difícil de ser alcançado. Próximo jogo era Grêmio e Palmeiras, o time Palmeirense mais perto do título e com uma grande equipe a espera do tricolor. O duelo entre Palmeiras e Grêmio era esperado até algumas rodadas atrás como a "decisão" do Campeonato Brasileiro.

O Grêmio foi para o jogo com desfalques perdendo praticamente toda sua defesa por lesões, mas Grêmio precisava vencer se quisesse estar ainda vivo no Brasileiro. No jogo, no estádio Palestra Itália, o Palmeiras tinha maior posse de bola, mas encontrava dificuldades para passar pela marcação do Grêmio, o tricolor que tentava o contra-ataque, esperando um erro dos palmeirenses.

O gol do Grêmio saiu, e de forma inesperada após jogada de bola parada, aos vinte e sete minutos do segundo tempo. Tcheco cruzou da esquerda, a bola passou por toda a área, ninguém cortou e entrou no canto esquerdo do goleiro Marcos, que ficou parado. O desespero palmeirense foi tão grande após o gol que até o goleiro Marcos virou protagonista não pelas defesas, mas sim por se arriscar no ataque mesmo em lances que não eram de bola parada.


Após esse confronto, no último domingo teve disputa contra o Coritiba, onde os torcedores lotaram o estádio Olímpico. A vitória do Grêmio por 2 X 1 sobre o Coritiba manteve o Tricolor Gaúcho apenas dois pontos atrás do líder do São Paulo. O resultado manteve o time o na briga pelo título do Brasileirão. Com esse resultado o Grêmio volta a ter chances de alcançar os seus objetivos conseguir uma vaga para disputar a Copa Libertadora da América e é o único adversário do campeonato que tem chances de tirar o título do São Paulo, que está na liderança.




Go to ImageShack® to Create your own Slideshow


Fontes: www.terra.com.br, www.clicrbs.com.br, www.youtube.com, www.gremio.net, www.globo.com/globoesporte, Jornal Zero Hora.